segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Pintura - Um banco velho, mas cheio de história



Este é uma banco velho que ganhou cara nova.


Um banco velho, que já estava feio, torto, com ranhuras na madeira


E bem manchado. Mas muito manchado mesmo.

Também pudera, este banco já serviu de apoio para a Ana Luiza alcançar a pia para escovar os dentes, depois foi a vez de dar aquela forcinha para a Sofia. Por um tempo ele esteve dentro do box do chuveiro participando dos banhos das duas. Levava água quente, água fria, mas estava ali firme apoiando os brinquedos. Depois ficou largado na varanda sustentando alguns vasos de plantas.


Quando ele ficou bem acabadinho, com aquela carinha feia de quem já podia ir para o lixo, eu me lembrei de toda a sua história e resolvi transformá-lo.

Banco de madeira reciclado

Podia até ter consertado as falhas na madeira de boa qualidade, restaurado algumas ranhuras passando massa. Mas não quis. Preferi deixá-lo assim com as marcas do tempo para toda a história dele ficar mais presente.

Banco de madeira reciclado

O banco velho ganhou cor e aparência nova.

Banco de madeira reciclado

Agora está na nossa sala para acumular mais história.

Banco de madeira reciclado



Com um pouquinho de atenção e criatividade coisa velhas e até um pouco quebradas podem ser reformadas evitando serem descartadas no lixo, o consumo desnecessário e reduzindo a utilização de novas matérias-primas.

Aqui no Brasil, pelo o que eu percebo ao meu redor, nós temos pouca cultura de reutilização, de aproveitar as coisas velhas, de até vender o que não nos atende mais. Mas sabe que essa prática já é bem comum em todo o mundo. Inclusive tem um Shopping na Suécia que só vende produtos reutilizados. Legal, né? Eu fiquei encantada! Estou até achando que eu teria emprego fácil na cidade sueca Eskilstuna, onde fica o “ReTuna Recycling Galleria”.

Olha só que ideia sensacional! A iniciativa foi da empresa estatal Eskiltuna Energi & Miljö, fornecedora de energia, que é bem envolvida sustentabilidade e energia limpa. Com o apoio da população local abriu o tal shopping que vende somente, e somente só, produtos reutilizados.

O povo que tem algo em bom estado e que deseja se desfazer passa por lá e entrega as peças no depósito. Uma galera verifica as doações e providenciam o conserto, a restauração, enfim, o que for necessário para ganhar cara nova e assim interessar a alguém. As peças já repaginadas são distribuídas em 14 lojas conforme a especialização: vestuário, acessórios, artigos esportivos, mobiliário e até materiais de construção. Tem até uma loja de bicicletas! Será que lá eu encontraria a Monareta Vintage que eu tanto desejo?

Bom, se tem a bicicleta eu não sei, mas estou até achando que daria para descolar uns Euros ou Coroa Sueca com esse meu banquinho. Será? Eu achei lindo!




Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

14 comentários:

  1. Esse banquinho tem história e na certa, ainda servirá daqui a alguns anos pra ajudar tua netinha ou netinho a escovar dentes, alcançando a pia... Ficou lindo,um belo trabalho!ADOREI! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CHica, se assim for, quando chegar a hora eu darei carinha nova para ele com estampa de bichinhos e colorido bem infantil.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Ficoi lindo Chris e quanta história ele carrega hein!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Melissa, é muita história para ser descartada assim, né? Merece ser reaproveitado. A natureza agradece. Ainda mais se formos pensar que ele poderia ter continuado sendo árvore até hoje, e por muitos mais anos, se não tivesse sido transformado em banco.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Eu acho incrível o que fazes com a tua arte! Me delicio com as histórias de cada peça pintada que aparece por aqui! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Oi Chris
    o banquinho já é da família né?!
    hehehehehe
    Ele ficou mt lindo!!!

    Adorei saber desse shopping na Suécia!


    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, esse shopping deve ser sensacional, né? A ideia é o máximo. Podia ter um desses aqui no Brasil e ser valorizado, né?
      Ah, o banquinho já é da família sim.
      beijos

      Excluir
  5. Chris querida
    Que post mais lindo!
    Eu AMEI o banquinho de roupa nova. Que bom que você o reaproveitou! Ficou uma lindeza! Queria ter estas habilidades também.
    E este shopping, hein? Muito bacana a idéia!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ficou lindo o banquinho, parabéns pelo capricho, e acho que se fosse meu faria igual, daria uma cara nova mas sem "apagar" as marcas dele.

    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir
  7. Ah Chris, vc como sempre incrível nas suas artes.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. ficou lindo, e a ideia de reutilizar deveria estar mais presente no dia a dia...
    foi pintado a mão?
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cariana, foi pintado a mão em cima um molde de estêncil.
      A reutilização deveria sim estar mais presente.Estamos precisando muito dessa consciência.
      beijos
      Chris

      Excluir
  9. Ganhou não só cor e aparência nova. Ganhou mais uma história pra contar. Ganhou charme. Mais amor. Ficou incrível. Parabéns, Chris. ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo