sábado, 9 de setembro de 2017

Feira Hippie de Ipanema - Passeio no Rio com arte


Eu gosto de uma feira! Gosto de feiras aqui no Rio e gosto de ir a feiras quando estou viajando. Acho que nas feiras percebemos bem a essência do lugar, das pessoas e da cultura.

Feira de artesanato, tipo feira hippie, então... é um passeio cheio de memória afetiva para mim.

Quando eu era criança e morava em São Pedro d'Aldeia, ir à Feira Hippie do Canal Itajuru, em Cabo Frio, era um passeio e tanto. Além do artesanato variado, daqueles artesãos bem no estilo hiponga dos anos 70 (me impressionava com as crianças, filhos daqueles pais alternativos, que ficavam ali. Imaginava a vida delas), ainda tinha a beleza do canal.

Depois, mais tarde, já adolescente e morando em Cabo Frio, a Feira Hippie do Canal se tornou passeio de domingo com as amigas. Sempre dávamos uma voltinha por lá no final da tarde, aquele programa pós-praia e antes da balada da noite.

Tanto quando criança, quanto adolescente, quando vinha ao Rio eu gostava de ir com a minha tia passear na Feira Hippie de Ipanema, na Praça General Osório.

Praça General Osório


Ver suas cores.

Feira Hippie de Ipanema

E seu brilho.

Feira Hippie de Ipanema

A Feira Hippie de Cabo Frio saiu do Canal Itajuru, foi para a Praia do Forte e perdeu a sua identidade. Hoje está toda organizada, mas mais com cara de minishopping do que de feira. Com muitos produtos industrializados e pouco artesanato.

Já a Feira Hippie de Ipanema, apesar de já sofrer certa invasão de alguns produtos "made in china", ainda traz bastante artesanato e criatividade. Mantém o formato de feira tradicional, com tendas de lona armadas nas calçadas ao redor da Praça General Osório, e com os produtos expostos em tabuleiros.


Feira Hippie de Ipanema



E é um passeio de domingo dos bons. Principalmente para quem tem filhas. 

Cedo elas já se interessam e curtem a Feira Hippie de Ipanema como um passeio no Rio com crianças. 

Primeiro elas vão em busca de brinquedos de madeira, instrumentos musicais e objetos de decoração, como fadinhas e bichinhos. 


Crescem um pouco e os anéis começam a se fazer presentes nos dedinhos. E a Feira Hippie é um verdadeiro paraíso neste quesito. 


Anéis de todos os tipos são encontrados aos montes.


Uma volta pelo entorno da Praça General Osório acompanhada de uma amiga é praticamente um parque de diversões.


Elas continuam crescendo, a Feira Hippie atravessa já quatro décadas ininterruptamente e vai ficando mais experiente, mas continua agrandando a todas as idades. Tanto à mãe que adora as sapatilhas AdoroChicHip!


Quanto às filhas que continuam curtindo os anéis, mas já acrescentaram os colares, pulseiras, e brincos aos seus gostos e acessórios.


Isso porque a arte se atualiza com trabalhos sempre criativos (eu adorei essa motoca e a panela de pressão feitas pelo Edio. Ele não tem barraca na feira, fica ali na saída do metrô. Sabe que a tampa da panelinha abre?!) .



Inovadores e como também mantém os seus clássicos.


Mais um pouco de tempo se passa e o interesse pelo que tem dentro da feira, no interior da praça, desperta.


E ali está uma verdadeira galeria de arte ao ar livre. Seja coberta protegida pela sombra das árvores.


Seja tendo as cores ressaltadas pela luz do sol.


Nesse espaço de arte e tranquilidade encontramos o colorido da arte Naïf (temos que aproveitar já que infelizmente o MIAN - Museu Internacional de Arte Naïf fechou), o Rio de Janeiro retratado em diversas cores.


E cenas.


Encontramos vários cantos da cidade em um mesmo canto. Amei essa fachada da Rua do Lavradio que ultimamente eu tenho frequentado bastante. 


Eu fiquei encantada com o "Fachadas em Miniatura", trabalho da Vera e do Cláudio que usam do reaproveitamento de materiais para os trabalhos que retratam fachadas coloniais da cidade e do Brasil afora. 


Muito do Rio e do espírito carioca concentrados em um só lugar é o que encontramos na Feira Hippie de Ipanema. 

Ah, e tem um pouco da Bahia também nas conhecidas barracas das baianas com seus acarajés.

Onde comer acarajé no Rio


E bolinho de estudante que era paixão do Jorge Amado e é minha paixão também. Adoro! Já fiz e tem receita aqui no blog: Doces de Jorge Amado.

Onde encontrar bolinho de estudante no Rio

Taí um passeio no Rio com muita arte e diversão e que pode se estendido até o Arpoador para ver o pôr do sol. 


Veja também os posts de outras feiras no Rio:


Serviço:
Feira Hippie de Ipanema
Praça General Osório – Ipanema – estação Ipanema/Gal Osório tem saída bem na praça.
Todos os domingos das 7h  às 19h.
Gratuito – se você conseguir apenas apreciar.
Mais informações: http://www.feirahippieipanema.com/






Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo