sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Exposição "Sankofa: Memória da Escravidão na África" - Caixa Cultural



Eu fui à Caixa Cultural com o objetivo de ver única e exclusivamente a exposição "Picasso - Mão Erudita Olho Selvagem", que está maravilhosa. Confesso que eu nem sabia que tinham outras exposições em cartaz nas demais galerias. 

Para minha sorte eu fui com tempo de sobra e o tempo sobrou. Aproveitei então para caminhar calmamente pelo centro cultural fazendo algumas fotos aqui, outras ali e acabei, por sorte minha, entrando na mostra "Sankofa: Memória da Escravidão na África".


A exposição é resultado da expedição fotográfica do designer e fotógrafo Cesar Fraga por nove países do continente Africano.



Entre os 250 itens que contemplam a exposição estão 54 fotos belíssimas e textos com os países visitados.



Os nove países visitados e retratados faziam parte das quatro rotas históricas do comércio transatlântico de escravos.





Rotas que trouxeram os escravos para o Brasil e estão representadas no piso da exposição.


Pessoas que chegaram ao nosso país em condições precárias e foram subjugadas durante séculos e ainda sofrem preconceitos.


Apesar disso contribuíram imensamente para a nossa cultura.


Nas fotos podemos ver muito da cultura desses países.


E identificar semelhanças com a nossa cultura.



Eu tive a sorte de acompanhar a visita guiada pelo próprio fotógrafo que contou para as crianças as histórias da expedição e curiosidades sobre os países visitados.


E explicou as cenas fotografadas.


 As crianças ouviram impressionadas, e eu também, interagiram bastante fazendo perguntas, dando opiniões, eu nem tanto.


A exposição conta também com totens multimídia que exibem imagens das cidades percorridas pelo fotógrafo.




O visitante é convidado a colocar mensagens dentro de garrafinhas plásticas para serem entregues às crianças dos países africanos. E a galera de todas as idades gosta muito dessa parte.




Na coluna central da galeria, coberta por uma imagem do Oceano Atlântico, tem uma enorme gaveta de acrílico para os visitantes lançarem as mensagens ao mar.

Mas calma, está bem claro que este lançamento ao mar é apenas uma forma lúdica, e não um incentivo a poluirmos os nossos oceanos.




As mensagens serão entregues posteriormente às crianças dos países africanos contemplados na exposição.

Eu fiquei encantada com a exposição, vi e revi várias vezes, e muito grata por ter caído nela tão por acaso. Gostei demais da explicação sobre o significado da palavra "Sankofa", que dá nome à exposição. 

Sankofa, um místico pássaro, significa "volte e pegue", sugerindo a importância de voltar ao passado para ressignificar o presente. 



Fica aqui um vídeo do fotógrafo Cesar Fraga conversando com um grupo de alunos que estava vendo a exposição.



Serviço:

Exposição Sankofa: Memória da Escravidão na África

Data: 18/10/2016 a 22/12/2016
Horário: De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Galeria 1.
Entrada franca.

Caixa Cultural

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815



Você pode me encontrar também

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo