quarta-feira, 3 de junho de 2015

Bolo Semi-integral de Casca de Maçã

A Ana Luiza teve um quadro de gastroenterite e passou três dias bebendo suco de maçã. Com isso tivemos muita sobra de cascas e eu fiquei com pena de jogá-las fora. Para evitar o desperdício e ainda aproveitar essa parte da fruta que normalmente é descartada, eu fiz chá de casca de maçã com canela e fiz um bolo de casca de maçã que ficou maravilhoso, além de muito prático.

Eu gosto de incrementar os bolos acrescentando castanhas e frutas secas, Dessa vez tínhamos apenas passas brancas, e pretas, e castanhas-do-pará.







O que utilizamos:

- 1 xícara de chá de farinha de trigo integral;
- 1 xícara de chá de farinha de trigo;
- 1 xícara de chá de açúcar mascavo;
- 1 colher de sopa de mel;
- 1/2 xícara de chá de óleo (usei óleo de coco);
- 1 colher de sopa de canela em pó;
- 1 xícara de chá de leite;
- 3 ovos;
- 1 colher de sopa de fermento em pó;
- cascas de 4 maçãs (eu usei cascas de seis maçãs);
- 1 punhado de uva-passas brancas e pretas;
- 1 punhado de castanhas-do-pará;
Manteiga para untar
Açúcar mascavo e canela em pó para polvilhar


Como fizemos:
Em uma vasilha misturamos as farinhas, o fermento e reservamos.
Batemos no liquidificador o açúcar, mel, óleo, leite, ovos, canela em pó e as cascas de maçã. 
Despejamos a mistura líquida nos ingredientes secos e misturamos com uma espátula.

Untamos a forma com manteiga e polvilhamos um pouco de açúcar mascavo e canela. Colocamos a massa na forma. 
Levamos ao forno pré-aquecido a 200ºC por aproximadamente 30 minutos.

Depois de esfriar um pouco, desenformamos e servimos com chá de casca de maçã e suco de casca de abacaxi.



Fizemos um lanche sustentável com reaproveitamento das cascas, evitando o desperdício e geração de lixo desnecessário, além de aproveitar as substâncias nutritivas presentes nas cascas das frutas. Sabemos que nas cascas das frutas encontramos diversos minerais como cálcio, ferro, cobre, magnésio, potássio e zinco, e alguns estudos mostram que a concentração desses nutrientes é maior na casca do que na polpa. Então, o tal hábito de jogar fora a casca e aproveitar apenas a polpa das frutas, deve ser repensado. E com um pouco de criatividade podemos fazer muito bom proveito das cascas.

Outras receitas que utilizam a casca das frutas:

- Cupcake de laranja com casca e tudo;
- Cupcake de maçã com casca e tudo;
- Cupcake de casca de mamão com granola;
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

5 comentários:

  1. Amiga que super dica para fazer com a casca da maçã... eu confesso que como com casca e tudo, mas meu marido tem o hábito de descascar, adorei a dica!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de bolo Chris!
    Vou testar a receita!
    beijos
    Lele

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que para gastroenterite suco de maçã era bom. Na verdade suco de maçã tem muitos benefícios não é? Acho que vou voltar a tomar só para ter cascas da maçã para fazer esse delicioso bolo
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Chris,
    Amei essa sua receita. Ainda mais que vc usou sobras! Amo maçãs com canela. E se for ccom castanhas e passas melhor ainda.
    Boa dica essa sua.
    Espero que sua filhota esteja já 100%
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Chris, a gente custa a crer que esse bolo foi feito com cascas. Uma de minhas grandes preocupações é justamente o desperdício que nosso estilo de vida descartável gera. Amei.

    Olha, amiguinha, eu por aqui estou na luta, cuidando da bebê e da casa. A Gisele já está com 1 ano e 4 meses.

    Melhoras para a sua filha

    Besitos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo