segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Mãe Saudável: Quinoa Marroquina




 

Para eu conseguir seguir o cardápio proposto pela nutricionista é fundamental usar um pouco de criatividade para dar uma cara de novidade ao mesmo (falei disso AQUI, inclusive como receita). Um pequeno toque às vezes faz aquela refeição rotineira parecer uma grande novidade.

Como eu sei que essa variação é importante para mim eu sempre busco aprender um tempero novo, um prato diferente, ter outro olhar para o dia a dia. Assim, nessa semana, eu fiz mais uma oficina detox com a nutricionista Carol Morais (vale a pena visitar o blog dela "Fale com a nutricionista").

Na oficina nós fizemos uma Quinoa Marroquina que ficou maravilhosa e eu já trouxe aqui pra casa. É saborosa, nutritiva, e dá uma sensação de saciedade incrível.




No meu cardápio feito pela nutricionista a quinoa substitui o arroz. Sendo assim eu posso consumir três colheres de sopa em cada refeição.

Vamos a receita dessa Quinoa Marroquina de comer ba-ban-do!

O que utilizamos:

- 1 xícara de quinoa em grãos;
- 1 xícara de damasco picado (usei a quantidade de damasco que é permitida na minha sobremesa);
- 1 xícara de pepino em cubos;
- 1 tomate picado (a receita original usa tomate cereja);
- 1 xícara de abóbora japonesa picada;
- 1/2 cebola roxa picada;
- 3 dentes de alho;
- azeite a gosto;
- hortelã a gosto;
- canela em pó a gosto;
- cominho em pó a gosto;
- pimenta síria a gosto;
- sal a gosto.

A receita original ainda utilizava pimenta do reino e coentro a gosto. Como eu não tinha em casa fiz sem esses dois temperos.

Como fizemos:

Deixei a quinoa de molho por uma hora (dica da Carol para facilitar o cozimento e a digestão da quinoa).
Levei ao forno a abóbora picada, os três dentes de alho, cobertos com um fio de azeite e alguns ramos de hortelã até assar e reservei.
Em uma panela com 2duas xícaras de água (o dobro da medida da quinoa) coloquei um dente de alho e algumas folhas de hortelã. Depois que ferveu eu retirei as folhas de hortelã, acrescentei a quinoa e deixei cozinhar.
Em um recipiente misturei a quinoa, a abóbora e os demais ingredientes. Aí foi só servir com amor.



Na aula nós finalizamos com amêndoas em lascas. Aqui em casa para me manter dentro das calorias de cada refeição eu não fiz uso das amêndoas.


Aproveitem para visitarem a Andreia Salles, "Mãe Vaidosa", que está neste projeto junto comigo e darem uma forcinha para ela também. 
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

19 comentários:

  1. Parece delicioso e adorei a apresentação!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderExcluir
  2. Olha que eu tava procurando ontem uma receita diferente para fazer com quinoa e encontrei :-)! beijo chris querida e ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. É bom diferenciar mesmo o cardápio se não fica enjoativo
    Esse nunca vi rss
    Amei conhecer
    Bjkas e uma ótima semana
    Leteia Bispo – Segredos da Luma

    ResponderExcluir
  4. Minha querida
    Uma óptima refeição para quem quer manter a linha!!!
    Uma boa semana.
    Beijinhos
    Beatriz

    ResponderExcluir
  5. Oi Chris!
    Adorei a receitinha! Eu não sou muito chegada a arroz sabe, pode ser uma boa alternativa prar mim, vou tentar!
    Beijos!
    Blog Terapia Feminina
    Fã page do Terapia Feminina

    ResponderExcluir
  6. Amei a receitinha, parece super gostosinho :)
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei e dá para comer com os olhos! E melhor mantém a boa forma!
    Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  8. Nunca comi quinoa, pelo menos a aparencia dela eu gostei. E o jeito de fazer parece mesmo com a de arroz! Adorei
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  9. Oie Chris variar o cardápio é a chave do Sucesso.
    Não devemos ficar com fome e sim comer bem.
    Essas oficinas são ótimas.
    Bjks

    ResponderExcluir
  10. hum parece ser uma delicia
    em formato de coração então rs
    linda tarde bjs

    Ser Mamãe Pela Segunda Vez
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  11. Hmmmmm a cara ficou ótima!! Adoro quinoa, com certeza vou tentar fazer!!

    Beijos
    Fashion Victim

    ResponderExcluir
  12. Hum, parece que está muito gostoso!!

    Beijos

    Quézia Silva
    http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Amiga nao sabia que quinoa era melhor que arroz, tem um ponto a menos nos vigilantes, entao da pra comer mais. Adorei a dica. Beijos =*

    ResponderExcluir
  14. Chris, querida, obrigada pela receita!
    Estou listando receitas saudáveis para equilibrar as refeições aqui de casa, sabe?
    Bjs e linda semana!

    ResponderExcluir
  15. Por isso que é bom sempre estar disposta a aprender, essa oficina deve ser ótima! O melhor ainda é que vc compartilha a receita ;)

    ResponderExcluir
  16. Oi Chris,
    Linda a apresentação do prato.
    Eu comecei de leve, a quinoa está misturada na granola.
    E ainda estou tentando gostar da linhaça dourada rs
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Amiga vc está cada dia mais fera na cozinha.
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Essa receita é bem do tipo que eu gostos. Adoro uma salada e uma comida saudável.
    beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo