quarta-feira, 24 de abril de 2013

Projeto 52 Passeios - Post #5: Rio dos Escravos X Projeto Porto Maravilha

Nessa semana eu teria uma reunião na Gamboa, bairro da zona portuária do Rio de Janeiro. A princípio confesso que fiquei meio de mau humor por ter que ir para um lugar feio, meio perigoso, sem nenhum local agradável para almoçar, etc. A minha lista de motivos para não ir para a Gamboa era grande. Mas não tinha jeito, a tal reunião precisava ser na Gamboa. E assim fui na expectativa de um dia nada agradável.

Mas me surpreendi e tive uma grata surpresa. Aquele dia chato se transformou em um dia surpreendente, repleto de descobertas e com direito a um tour pela história do Rio.

Almoçamos no tradicional restaurante Gracioso que acabou de ser reinaugurado, após ter ficado fechado por um ano e cinco meses devido a um incêndio.

Passeio pela Gamboa

A nossa escolha foi por um bolinho de milho com camarão maravilhoso de entrada.

Bolinho de milho com camarão

De prato principal optamos pela "Alcatra Gracioso".

Conhecendo os bairros da Saúde e Gamboa


Que vem acompanhada com palitos de queijo de coalho frito. Uma delícia que serve duas pessoas tranquilamente.

Restaurante Gracioso


Depois dessa orgia alimentar resolvemos explorar os arredores da região que estão sendo revitalizados pelo projeto "Porto Maravilha" para fazer a digestão e gastar um pouco das calorias ingeridas.

Começamos pela Pedra do Sal.

Passeio pelo Rio dos Escravos


Pedra do Sal: foi  a nossa primeira parada. É um monumento histórico e religioso. Os navios carregados aportavam e ali o sal era retirado e colocado para secar.


Passeio pelo Rio dos Escravos
Sentadas onde os navios ancoravam.

A área era repleta de zungus, casas coletivas ocupadas por negros escravos e forros. 

Passeio pelo Rio dos Escravos


Os degraus foram esculpidos para facilitar o trabalho de subir na pedra lisa.

Circuito Histórico e Arqueológico do Rio
Pedra onde o sal era colocado para secar.

A Pedra do Sal também já foi ponto de encontro de grandes sambistas do passado como Donga e Pixinguinha. Atualmente os amantes da roda de samba continuam se encontrando por lá.



Jardim Suspenso do Valongo: mas parece um oásis no meio da cidade que fica ali despercebido e quase nunca observado pelos moradores.

Passeio turístico Rio de Janeiro

Passear pela obra paisagística de Luís Rei, situada na encosta oeste do Morro da Conceição, nos permite uma visão panorâmica da região enquanto nos deslumbramos com a paisagem.

Conhecendo o Rio dos Escravos

Esse jardim, quase secreto, além de ser cheio de caminhos, plantas, e cascatinhas, tem quatro estátuas em mármore carrara inspiradas em divindades da mitologia romana (Minerva, Mercúrio, Ceres e Marte). Simplesmente lindo.

Passeio histórico e arqueológico no Rio de Janeiro

O Jardim Suspenso do Valongo foi construído no início do século XX quando foi realizado o alargamento da via, junto com a Casa da Guarda e o Mictório Público. A Casa da Guarda conta com uma exposição permanente com achados arqueológicos das escavações das obras do Porto, como talheres, jarros e objetos de higiene pessoal.

Com a restauração o parque ficou muito agradável e o carioca pode desfrutar bem.

Rio dos Escravos




Cais do Valongo e Cais da Imperatriz: chegamos aqui após o deslumbramento com o jardim. O Cais do Valongo foi construído em 1811 com o objetivo de retirar da Rua Direita, atual Primeiro de Março, o comércio dos escravos que passaram a ser desembarcados ali. Em 1843 o cais foi remodelado para receber a Princesa Teresa Cristina Maria de Bourbon, noiva do futuro Imperador D. Pedro II.


Cais da Imperatriz



A partir daí passou a se chamar Cais da Imperatriz. Em 1911 o cais foi aterrado e somente agora com as obras de reurbanização do Porto Maravilha ele foi resgatado e transformado em um sítio arqueológico dos vestígios do antigo cais de pedra construído, a partir de 1811, pela Intendência Geral de Polícia da Corte do Rio de Janeiro para o desembarque de africanos escravizados.

Circuito histórico e arqueológico do Rio


Meu Porto Maravilha: instalação montada bem em frente ao Cais do Valongo, na Av. Barão de Tefé, esquina com Av. Venezuela, é uma exposição interativa que mostra o projeto de reurbanização do Porto Maravilha e muito da história da região.

Projeto Porto Maravilha


Com apenas um toque podemos passear por algumas obras de urbanização da nossa cidade desde a colônia até o rio moderno.

Projeto Porto Maravilha


Ficamos ali um bom tempo:
- conhecendo um pouco mais da história dessa região do Rio de Janeiro que foi conhecida como Pequena África tamanha a sua importância para a cultura negra carioca.
- recebendo informações sobre o projeto que promete transformar a cidade.
- imaginando um Rio cada vez melhor e mais lindo.


Projeto Porto Maravilha



Moinho Fluminense: estava no nosso caminho de volta. A primeira moagem de trigo do Brasil foi fundada em 1883 e recebeu o alvará de funcionamento concedido pela Princesa Isabel. É uma construção de tijolinhos bem interessante.


Cemitério dos Pretos Novos: foi a nossa última visita, pois o horário do almoço estava acabando. Este foi um barracão do antigo mercado negreiro onde os escravos eram depositados assim que chegavam das longas viagens.

Rio dos Escravos


Os escravos que morriam nesses primeiros dias eram enterrados ali mesmo. O Cemitério dos Pretos Novos foi redescoberto em 1996 quando foi feita uma obra no imóvel e os operários encontraram ossos humanos. Hoje o lugar é um sítio arqueológico e histórico.

Rio dos Escravos

É considerado o maior cemitério de escravos das Américas. Os números oficiais registram que 6.122 pessoas foram enterradas ali entre 1824 e 1830, porém a estimativa extraoficial chega a um número bem superior, de 20 a 30 mil escravos tenham tido o tratamento indigno de seus restos mortais. 

Além de receber informações sobre o período da escravidão legal no Brasil pudemos ver a exposição "Os Brutalistas" co pituras bem coloridas.

EXposição Os Brutalistas no Cemitério dos Pretos Novos


Todo esse percurso foi feito a pé e observando as construções que estão sendo restauradas.



Assim o meu dia que começou com uma perspectiva sem graça se tornou um dia cheio de aprendizado e descoberta de uma região do Rio que eu nem imaginava que existia. E o melhor eu iria chegar em casa com muita novidade para compartilhar com a família.

PS1: Ainda tem muito mais o que conhecer no Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana que fica na região dos bairros da Saúde e da Gamboa. Outros pontos que eu quero voltar para visitar com calma: Morro da Conceição, Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, Igreja de Nossa Senhora da Saúde, Igreja de São Francisco da Prainha, Restaurante Angú do Gomes.
PS2: Está superfácil andar pela região que está altamente sinalizada com placas informativas incluindo mapa dos pontos turísticos.
PS3: Estando com as crianças eu faria o percurso: Meu Porto Maravilha, Cais do Valongo e Jardim Suspenso do Valongo. 






A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

16 comentários:

  1. Estou amando acompanhar esse projeto 52 passeios!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Cris,
    Muito legal esse passeio..eu confesso que tenho um pouco de receio dessa região, mas acho que com a obra, tudo está diferente...qualquer hora vou com as minhas "crianças" dá uma voltinha por lá, sem contar que tem o museu novo que é por ali, né?
    Tenha uma ótima semana.
    Beijus
    Jack
    www.meucantinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei as fotos (:
    Eu adorei o blog, muito lindo mesmo. Parabéns, vou sempre estar aqui (:

    ontendency.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ainn q delícia de imagens..
    Ameii as fotos.!

    Bjs :*
    Boa Semana ")

    ResponderExcluir
  5. Que passeio maravilhoso!!! Eu conheci pouquíssimo do Rio, um dia eu volto pr conhecer direito =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá Chris
    Agradeço sua visita no post Como responder as perguntas "indelicadas" dos filhos no Recanto das Mamães Blogueiras.
    Bjks
    Andréia Sales
    www.makeviagem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Chris, para mim The face of Rio nao eh a Narcisa, The face of rio eh vc! kkkkk Eu adoro conhecer o Rio atraves dos seus olhos. Viajo mesmo com vc, fora que fico babando nas delicias (eu, sempre gordinha). Beijos =*

    ResponderExcluir
  8. Oi Chris tudo bem... adorei a sua visita, realmente a maquina é muito legal né.
    Adorei as fotos desse post... vou continuar passeando por aqui beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Chris. Adorei o seu blog, é bem legal. Obrigado pela visita lá na http://www.mulheresfantasticas.com.br/.

    Bjs. Volte sempre que quiser.

    ResponderExcluir
  10. Ola lindo seu blog!
    Siga o meu tbm?
    http://asdescobertasdeumamamae.blogspot.com.br/
    Bejo

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus cada dia trás um passeio mais lindo que o outro neste projeto Chris... Estou adorando conhecer melhor o Rio pelos seus olhos. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  12. Por isso concordo com a frase que diz que a beleza está nos olhos de quem vê, um lugar que poderia ser feio e sombrio, além de perigoso se tornou um lugar bonito e instigante através do seu olhar, adoro isso Chris, adoro qdo sou surpreendida por um lugar como vc foi, gostei muito! Adorei o termo "orgia alimentar" tbém kkkk Bjooooosss

    ResponderExcluir
  13. Oi Rio é cheio de lugares lindos que a gente nem imagina que existe. Eu adoro essas descobertas.

    ResponderExcluir
  14. Menina !
    O Rio tem seus encantos ! Ontem mesmo eu estava conversando com as amigas falando da minha cidade ! me bateu ate uma saudade , mas me diz uma coisa que fiquei na duvida aqui , Gamboa , fica ali proximo a Central , ainda nao consegui me localizar ..kkkk!
    Estou com muitas saudades do Rio , vc nem imagina o quanto!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  15. olá, sensacional! viajei agora por uma parte do Rio que tb tenho vontade de conhecer mas tenho receio .. obrigada por compartilhar.. precisamos nos encontrar pois já fiz as toalhas q vc pediu..veja um dia da semana q vem , mande uma mensagem..bjks LIN

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo