quinta-feira, 7 de março de 2013

Comunidade Dona Marta

Desde que começou a pacificação das comunidades aqui no Rio que eu tinha vontade de fazer uma visita a alguma delas.

Em dezembro de 2012 eu tive a oportunidade de ir no Morro Dona Marta ou Santa Marta, que foi a primeira comunidade a ser pacificada, para o lançamento do projeto "Tudo de cor para Rio de Janeiro". Falei do projeto nesse post AQUI.

Além do projeto em si eu aproveitei para conhecer um pouco mais desse atrativo turístico que supera as expectativas dos turistas estrangeiros segundo pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo à Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Como eu cheguei de carro diretamente no alto do Morro não tive a oportunidade de subir pelo plano inclinado, um bondinho que transporta os moradores até o alto do morro.

Bondinho na Favela Dona Marta

O visual no alto do Morro é incrível. Vista deslumbrante do Cristo Redentor logo ali, bem pertinho.

Cristo Redentor visto da comunidade Dona Marta

O bairro de Botafogo lá embaixo parecendo uma maquete com seus prédios caminhando em direção à Praia de Botafogo. O visual se prolonga até a Baía de Guanabara e a Ponte Rio-Niterói.

Favela Santa Marta

Fazendo um giro no mesmo lugar conseguimos ver a Lagoa Rodrigo de Freitas e as Praias de Ipanema e Leblon.

Favela Santa Marta

Ali no alto tem o Mirante do Pedrão, com visual fantástico, e é um atrativo tradicional para quem visita o Morro Santa Marta.

Depois do cerimonial do evento nós começamos a nossa descida pelas vielas e escadarias da favela. Aí sim pude sentir o clima do lugar, a alegria e descontração dos moradores que sempre dão um sorriso, acenam, recebendo o visitante com hospitalidade. 

Paramos na Laje Michael Jackson onde o astro pop, mais pop de todos, gravou o clip da canção "They don't care about us" em 1996 quando a favela nem sonhava em ser pacificada. Nessa laje tem um mosaico, de autoria do artista Romero Britto, com a imagem do rei do pop e uma estátua de bronze.

Laje Michael Jackson na comunidade Santa Marta
Estátua do  Michael Jackson na comunidade Santa Marta


Seguimos descendo. Além de oferecer outros atrativos, como a Praça do Cantão e o Lajão Cultura, o mais interessante para mim foi ver de perto uma realidade que apesar de tão próxima é muito distante. É curioso ver as construções, a passagem é colada nas casas que ficam com suas portas e janelas abertas. Muitas vezes tive a sensação de estar andando nos corredores das próprias casas.

Vendo o dia a dia do morro pude observar alguns problemas e não tem como não sair tocada desse passeio.

Nessa semana eu retornei ao Dona Marta, mas não foi a passeio. Fui fazer uma doação de livros, DVDs e jogos para uma creche da comunidade. Eles já iniciaram as aulas, mas ainda estão concluindo as obras de final de ano. Esse é um dos berçários.

Creche na comunidade Santa Marta


Agora eu tenho dois motivos para voltar ao Dona Marta: visitar a creche assim que as obras forem concluídas e vê-la em pleno funcionamento cheia de crianças e levar a Ana Luiza para fazer um tour fotográfico.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

24 comentários:

  1. QUE VISUAL MARAVILHOSO , O BONDINHO É UMA GRAÇA .QUANDO ESTIVER NO RIO FAREI UM PASSEIO PELO DONA MARTA .ME LEMBRO QUE A MINHA BABÁ A ESTELA ,UMA MOÇA MUITO BONITA MORAVA LÁ ......

    ResponderExcluir
  2. CHRISTIANA ,VOCÊ SEMPRE AMIGA E BOA PARA AS PESSOAS COMO EU QUE SÃO MAIS POBRES BEIJOS DA PENHA

    ResponderExcluir
  3. Essa foi uma das blogagens mais lindas que você postou .....paisagens deslumbrantes , o mosaico ,a estátua , o acolhimento dos moradores , a creche e a sensação que eu não consigo imaginar das ruas e a sensação de serem corredores dentro das casas ......eu amei tudoooooo

    ResponderExcluir
  4. Tenho vontade de ir no Dona Marta , quem sabe ainda encontro alguém da família da minha babá Estela ...era filha de uma senhora chamada Josefina e minha mão gostava muito delas ......

    ResponderExcluir
  5. Que bacana, Chris. E a vista? Maravilhosa. Isso me lembra aquela música, o Rio de Janeiro continua lindo...

    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
  6. Nossa que lugar lindo... Super iniciativa levar coisas tão úteis para a Creche, depois quero ver também como ficou com a obra concluída... Lindas fotos!!! Bjs
    Vivi e ISaac

    ResponderExcluir
  7. Literalmente conhecer o Rio. Adorei! Parabéns! Bjus Andrea e Lara coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Os moradores do Dona Marta podem não ter uma vida fácil, mas têm a melhor vista da cidade do Rio de Janeiro. E como não ser feliz olhando pra essa maravilha todos os dias??? Muito legal seu passeio. Vem conhecer o Complexo! Não tem essa vista leeeenda, mas tem seus encantos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Chris!!
    Gostei de conhecer um pouco mais do Rio, muito bacana a tua atitude.
    Pessoas como tu fazem toda a diferença, com certeza as tuas doações vão ser muito bem aproveitadas!!

    Cris, bjusss

    ResponderExcluir
  10. Oi Chris, genial essa ideia de conhecer o lado B do Rio. Super aprovado.
    Bj grande, Genis

    ResponderExcluir
  11. Que bacana sua experiência Chris, tenho vontade de conhecer tbém, parabéns! Abraçosss, se puder passar no blog p dar uma força a um amigo, agradeço! Bjoooossss

    ResponderExcluir
  12. Olá Chris como foi legal ver as fotos sobre outro ponto de vista. Que legal esse passeio. Adorei o post e sua visita no meu post sobre amizade. è assim que sinto vc uma pessoa que todas querem abraçar e ter por perto. Uma super amiga. Nós somos colegas virtuais.....por enquanto. Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  13. Cris eu morei na baixada, conheço alguns lugares do Rio e adoraria conhecer esse lado das comunidades. Ainda terei a oportunidade.Vistas lindas!!!
    Saudade dessa terrinha. apesar de estar pertinho já fazem 2 anos que não paso por ai.
    Bjss

    http://minhavidaintensa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. que passeio super legal .. e tbm estou curiosa paara vê a creche ...

    beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. A vista deve ser incrível. Morei em Botafogo por 3 anos e não subi. Quem sabe em uma próxima visita eu inclua no nosso roteirinho.
    Adorei o blog.
    Bjs
    Roberta

    ResponderExcluir
  16. Oi Chris que legal sempre vejo o morro pela tv, mas nunca pude ir lá visitar. A vista de lá parece valer a pena o passeio. Adorei a sua inciativa de doar livros e etc pra creche. Parabéns!

    Bjsssssssssssssssssssssssssss e saudades, Dani Cardão.

    ResponderExcluir
  17. Chris,
    oh cidade linda! Tenho muita vontade de voltar para uma nova visita. E vou aproveitar sua dica ;)
    Adorei!
    Um abraço,
    Flávia Pellegrini
    #amigacomenta
    @blognapracinha

    ResponderExcluir
  18. Que experiencia mais legal!!!!

    http://www.historiasdeumamaeapaixonada.com/

    ResponderExcluir
  19. Eu não sabia que era tão bonito lá em cima. Eu agora fiquei com vontade de conhecer.

    ResponderExcluir
  20. Esse nosso Rio é muito visual mesmo. Cheio de contrastes e maravilhas.
    kisses

    ResponderExcluir
  21. Que legal, são lugares que gostaria de conhecer um dia.
    beijos
    http://maede4princesas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Amiga eu gosto de ver como você ajuda as pessoas. Você sabe que você sempre me ajuda muito, né?
    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo