domingo, 14 de agosto de 2011

Como a brincadeira com as mãos ajudou na Fono

Uma imagem que tenho muito nítida da minha infância é das brincadeiras com as mãos. Eu me lembro do pátio da escola com suas duplas e círculos de meninas cantando e fazendo sequências com as mãos. A minha preferida era:

Nós quatro
Eu com ela
Eu sem ela
Nós por cima
Nós por baixo

Hoje, também vejo esses grupinhos de meninas se divertindo e interagindo quando vou buscar as minhas filhas na escola. Fico feliz de ver que essa brincadeira de infância ainda se mantém viva.

E foi buscando alternativas mais divertidas para fazer os exercícios da fono com a Sofia (falei da necessidade dela fazer o tratamento AQUI e de alguns exercícios nesse OUTRO POST) que recorri a brincadeira com as mãos.

Um dos exercícios que a fono recomendou, e que a Sofia achava o mais chato, era repetir várias vezes as palavras:

- pala, pala, pala, pala, pala, PARA
- pelu, pelu, pelu, pelu, pelu, PERU
- pelelê, pelelê, pelelê, pelelê, PERERÊ

Nossa, era muito difícil fazer esse exercício com a Sofia. Tentei várias maneiras de torná-lo mais divertido em vão. Até que a fono observou que a Sofia apresentava uma facilidade maior de "tremer a língua" (fazer o som do R) com as palavras trissílabas e eu me lembrei da brincadeira do PARARA PARATI. E assim, sem dizer que estava fazendo exercício da fono, comecei a brincar com a Sofia diariamente:


Viram como ela está falando os Rs direitinho? O efeito foi muito rápido. A sprimeiras palavras que a Sofia falou tremendo a língua foram frio e fruta. E a alegria dela com essa conquista foi indescritível.

Essas brincadeiras ritmadas com as mãos, além de serem divertidas, trazem muitas vantagens como: estimulam o lado social e afetivo, desenvolvem o senso rítmico e o pulso musical, desenvolvem a coordenação motora e linguística.  

Quando a Ana Luiza era pequena, sua brincadeira de mãos preferida era Fui à China. Nossa, brinquei muito com ela. Agora a Ana Luiza brinca com a Sofia.


São muitas as possibilidades de brincadeiras com as mãos. Além das mais tradicionais, podemos inventar a nossa. Basta criar uma sequência de batidas, escolher uma música e se preparar para uma boa diversão e ótimas risadas.


Só não sei por que meninos não curtem essa brincadeira. Pelo menos eu nunca vi os meninos brincando assim.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

13 comentários:

  1. Eu também adorava isso, ainda hoje me lembro de algumas. =D *

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essas dicas. Talvez minha filha Júlia precise fazer fono, mas já está resistente e chorosa... Com estes exemplos tudo vira brincadeira e fica mais fácil. Obrigada. Beijo

    ResponderExcluir
  3. Lembro com saudade dessa época... Era uma delícia. Ainda tenho ótimas recordações e lembro de algumas músicas (Como o trem maluco, Sabonete genial...) Pra dar risada!
    Adorei a idéia. Muito bom, pois além de brincar também tem o treino da fala, das repetições das palavras.
    Legal mesmo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas! Vou tentar aqui com Henrique, ele tem gaguejado um pouco ainda, mais a Pe disse ser normal, mais se persistir até uns 6 meses q devo levá-lo no fono. Vou treinando então né?

    Um lindo Domingo de pais para vcs.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Que bom que vc achou uma forma legal de fazer os exercícios com a Sofia.
    Ah, Caio gosta dessas brincadeiras.Ele diz que não brinca na escola pq prefere jogar futebol, mas acha legal brincar comigo.

    ResponderExcluir
  6. Cris, que bom que a fono está apresentando resultados rápidos!!! Eu tb fazia esses "versos" com o meu...Ainda bem que agora ele está falando super certo. beijos

    ResponderExcluir
  7. Chris Querida,

    Hihihihi...roubei o nome do seu blog para fazer um post lá no meu!!! Adorei sua visitinha!
    Eu também brincava MUITO assim quando erar criança! Você realmente achou uma forma super criativa e divertida para fazer os exercícios de fono, heim! Uma conquista! Parabéns, beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Olha que legal Chris! Não sabia que essas brincadeiras podiam ser bem mais que só diversão!

    Mas olha, com meninos eu brincava de adoleta no recreio, essa eles aceitavam brincar, hehehe

    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir
  9. Muito legal esse cantinho!!!!
    aguardo a sua visita
    Obrigada
    http://andreaarteva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Amiga,

    Que legal ver ela progredindo na fono.

    Sabia, minha sobrinha é muito esperta !!!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Sofia está cada vez mais linda e gostosa!!!!
    Beijos
    Manu

    ResponderExcluir
  12. Eu também sempre adorei essas brincadeiras. Canto uma musiquinha dessas e brinco com a Clara desde bebê (claro que sem ela me acompanhar, eu batendo nas mãos dela, desde muito pequena ela gargalhava com isso; resultado é que foi uma das primeiras músicas que ela cantou sozinha, pois decorou).
    Muito criativa a sua ideia de usar isso nos exercícios com a Sofia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Minha filha vai fazer 6 anos e também não conseguia falar o R. Fui orientada pela escola a procurar uma fono, mas meu plano de saúde não paga e as sessões são muito caras.
    Então resolvi procurar na internet como poderia ajudar minha filha. É claro que se não conseguisse eu faria um esforço e pagaria uma profissional.
    Pesquisei vários sites até que encontrei este e coloquei em prática todas as suas dicas e minha filha com muita persistência foi fazendo todos os exercícios.
    Hoje venho postar um comentário de agradecimento pela sua iniciativa. Finalmente minha filha aprendeu a falar o R e também a tremer a língua.
    O problema agora é que ela de tanto tremer a língua está trocando o L pelo R, falando fror, probrema... (rsrsrsrs).
    Abraços e parabéns!
    Nilce.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo